quinta-feira, 2 de maio de 2013

Benefícios do Colágeno

A principal função do colágeno é dar aquela firmeza à pele. E não para por aí: poderoso, ele também ajuda a adiar as terríveis ruguinhas, que denunciam a idade - coisa que a gente detesta, não é mesmo?
Para começar, é importante dizer que o colágeno é uma proteína. Mas não se trata de qualquer tipo, não. Ele exerce papéis fundamentais em nosso organismo. O colágeno representa aproximadamente 25% de toda proteína presente no corpo e tem como função dar sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes. Além disso, é o principal componente protéico de órgãos como a pele, dosossos, das cartilagens, dos ligamentos e dos tendões.
colágeno também contribui muito para o fortalecimento das unhas, articulações, cabelos e para a hidratação da pele e dos intestinos.

Já que desempenha funções essenciais, o nutriente é naturalmente produzido pelo nosso corpo desde que nascemos. Mas nem pense em respirar aliviada por conta disso. Com o passar dos anos, a produção de colágeno vai ficando reduzida, até chegar a níveis bastante preocupantes.
Ele passa a ter menor produção por volta dos 30 anos e vai diminuindo 1% a cada ano que se passa. Na maturidade, que chega por volta dos 50 anos, produzimos em média apenas 35% do colágeno que necessitamos.
Uma vez que mantém a pele firme e elástica, o colágeno também é muito útil para quem caprichou na dieta e conseguiu perder aqueles quilinhos indesejáveis e agora quer combater inimigos secundários, como a flacidez, a celulite e as estrias. 

E já que falamos em emagrecimento, você sabia que essa proteína também dá uma forcinha nesse sentido? O colágeno estimula aquebra da gordura assim como ajuda no aumento da massa muscular, pois melhora o metabolismo das proteínas.
Além disso, por ser fonte de proteínas, garante sim uma saciedade a mais. Ele ajuda a reduzir um pouco o apetite se consumido antes das refeições, por ter a capacidade de se ligar com grande quantidade de água. Ele pode ser usado, também, no final da tarde, naquele horário em que a fome aparecer com força total.
Quando o assunto são as temíveis celulites, o colágeno também pode ajudar sim, sabia? Isso porque ele atua na melhora do sistema linfático, ajudando o fluxo da linfa e, com isso, a carregar mais facilmente as toxinas. Além disso, o colágeno também garante melhor elasticidade e hidratação da pele.
Agora, quem pensa que comer gelatina é suficiente, infelizmente está enganada! Isso porque ela contém somente 10% de proteína - ou seja, não é 100% colágeno, como muita gente pensa. Se for comer a sobremesa, evite consumir as gelatinas industrializadas, que são ricas em corantes artificiais, açúcar eadoçantes de péssima qualidade - dentre eles o aspartame, cujos estudos mostram que ouso de longo prazo causa prejuízos, principalmente neurológicos! Além dele o ciclamato e asacarina sódica também são utilizados na composição.
A dica então é usar as gelatinas brancas, em pó ou em folha, e colocar o sabor com um pouco de suco de frutas. 
O ideal, então, é consumir 10 g por dia de colágeno hidrolisado, para quem quer um resultado mais rápido de melhora no fortalecimento de cabelos e unhas, por exemplo. Essa quantidade está presente em 1 sachê, disponível em lojas de produtos naturais começam a ser percebidos após 2 a 3 meses de uso diário. E, depois, numa fase de manutenção, a gelatina sem sabor pode ser utilizada 2x ao dia.

Gostaram da dica? Up Spa!

Imagem Divulgação/Ilustrativa
Fonte: Corpo a Corpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário