Esta modalidade pode potenciar o seu bem-estar. Saiba como:
O pilates está na moda e não é por acaso. Este método de alongamento e exercício físico, que utiliza o peso do próprio corpo, baseia-se na anatomia humana e o seu objectivo é fortalecer os músculos que rodeiam e suportam o tronco.
Como consequência, melhora a postura, reduz o perímetro abdominal e promove uma maior consciência corporal. Para além disso, estimula o bem-estar psicológico, aumenta a concentração, contraria o stress e, como se trabalham os músculos pélvicos, beneficia a sexualidade, ajudando também a prevenir a incontinência urinária.
Cada aula de Pilates inicia-se com o alinhamento da coluna, de forma a chegar à chamada postura neutra, contraindo-se ligeiramente a barriga. Esta postura é mantida ao longo dos 50 minutos da aula.
Depois, relaxados e concentrados, seguem--se as indicações do instrutor. Bloqueiam-se os pensamentos associados ao exterior e concentramo-nos apenas nos movimentos do corpo. As inspirações e expirações são profundas, sendo que neste método é a respiração que conduz o movimento.
Respirar corretamente é essencial em Pilates, ainda que esta possa ser a área mais complicada de dominar. "Como tentamos manter sempre o transverso abdominal constante e suavemente contraído, a respiração tem de ser lateral-toráxica (as costelas expandem lateralmente na inspiração e relaxam na expiração, mantendo-se o abdominal com a mesma contração ligeira e sem levantar os ombros)", explica Ana Luís Martins, formadora de Pilates e representante do Pilates Institute em Portugal e Espanha.
"Isto exige treino mas assim também se vão treinar os músculos intercostais", acrescenta ainda a especialista. Os movimentos são controlados, fluidos e lentos.
Cada um deles é suave até se iniciar o próximo, o que permite desenvolver o controlo físico e mental. A linguagem também tem um papel importante: «É completamente diferente pedir ao aluno para flutuar a perna, em vez de levantar. Também costumo dizer para derreter as omoplatas e o movimento muda logo», exemplifica.
Idealmente, o Pilates funciona como complemento para outra actividade física. «Como trabalhamos com a musculatura interna profunda conseguimos ajudar pessoas que fazem outros desportos a melhorar a sua prestação», refere a especialista.
"Há uma melhor postura, uma melhor utilização dos músculos e, como fazemos o movimento muito devagar, conseguimos prevenir lesões e isso é muito importante para qualquer desportista, seja de surf, golfe ou rugby", afirma ainda Ana Luís Martins.
Imagem Divulgação/Ilustrativa
Fonte: Benefícios do Pilates
Nenhum comentário:
Postar um comentário